domingo, 7 de junho de 2009

A Lua Nublada

Chegámos hoje ao Algarve para umas férias. Depois do jantar fomos dar uma volta a pé. Quando olhei para a lua, estava cheia e com uma névoa à frente, lembrei-me de uma história de criança:


Estávamos no parque de campismo de Armação de Pêra e eu devia ter uns 4 ou 5 anos. Uma noite olhei para a lua. Era noite de lua cheia e havia uma névoa a cobrí-la. Fazia um efeito diferente, que eu nunca tinha visto. Perguntei à minha mãe acerca daquele fenómeno: "O que é aquilo?" Depreocupadamente, respondeu-me "É porque amanhã vai chover."

Nessa altura tinhamos uma roulote com um avançado em lona azul-escura. Era onde ficava a mesa, cadeiras, fogão, etc.. A minha cama era muito estreitinha e eu já tinha dificuldade em lá dormir.

Na manhã seguinte, quando nos levantámos, vimos que realmente tinha chovido e que tinha molhado as coisas que estávam no avançado da roulote. Eu fiquei muito contente quando vi que os cigarros do meu pai estavam molhados, porque tinham ficado em cima da mesa. Já nessa altura eu não gostava que ele fumasse.


Desde essa altura, cada vez que vejo a lua cheia e ligeiramente nublada penso sempre "amanhã vai chover" e na maioria das vezes isso acontece. Se a lua não estiver cheia, mas estivercom aquela névoa à frente, não é garantido que chova.

Vamos lá ver se amanhã também chove!

Sem comentários: